Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Vigilância em Saúde de Gravataí realiza busca ativa de escorpião-amarelo no bairro Morada do Vale II

IMG 6440

Profissionais da Vigilância em Saúde (Viemsa) de Gravataí realizaram nesta quinta-feira, 31, uma busca ativa de escorpião-amarelo na rua General Vitorino e arredores, no bairro Morada do Vale II. A ação teve o objetivo de capturar e monitorar a ocorrência de espécimes do aracnídeo em decorrência da visualização e coleta desses animais recentemente na região. 

O escorpião-amarelo é conhecido como uma das espécies mais importantes para saúde pública, pois pode causar acidentes graves – podendo levar o paciente a óbito. Durante a ação, os profissionais também levaram informações à população, a fim de orientar sobre os principais cuidados em caso de acidentes e sobre medidas de prevenção. 

Durante a atividade, os agentes da Viemsa não encontraram espécimes de escorpião-amarelo. Em caso de acidentes com o animal, a SMS recomenda que o cidadão procure o serviço de saúde mais próximo da sua residência para os atendimentos necessários. 

Acidentes com o escorpião-amarelo são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, os sintomas são mais severos, normalmente acompanhados de alterações cardíacas, tremores, espasmos que podem evoluir para choque cardiocirculatório e edema agudo de pulmão. 

Características

De hábitos noturnos, o escorpião-amarelo possui pernas e cauda de coloração amarelo-clara, e o tronco escuro. Tem comprimento de até sete centímetros. A peçonha é injetada por um ferrão na ponta da cauda. 

Como evitar acidentes com escorpiões

– Acondicione o lixo domiciliar adequadamente para evitar baratas, moscas ou outros insetos que sirvam de alimento aos escorpiões;
– Mantenha jardins e quintais limpos e evite o acúmulo de entulhos;
– Chacoalhe e examine roupas e sapatos antes de usá-los;
– Evite colocar as mãos sem luvas em buracos, sob pedras e troncos podres;
– Utilize soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques;
– Impeça frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e a parede;
– Afaste as camas e berços das paredes;
– Evite que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
– Não pendure roupas nas paredes.

Atenção: inseticidas ou outros venenos não possuem eficácia comprovada contra a espécie.

Monitoramento

A Vigilância Ambiental em Saúde monitora a ocorrência destes animais e oferece apoio técnico por meio de vistorias e orientações sobre as espécies. Além disso, é realizada a captura ativa de escorpiões em locais onde foi registrada sua ocorrência. Em caso de acidentes com escorpiões, o paciente deve procurar atendimento médico imediatamente. Com segurança, sempre que possível, capture ou fotografe o aracnídeo, para posterior identificação. Mais informações e dúvidas podem ser conferidas com a Viam de Gravataí por meio do telefone (51) 3600 – 7747.

O Centro de Informação Toxicológica (CIT) do Rio Grande do Sul também pode ser acionado, tanto por profissionais de saúde que necessitam de orientação sobre sintomas, exames e tratamento, quanto pela população leiga para mais informações. O CIT atende 24 horas por dia e pode ser acionado pelo telefone 0800 721 3000.



Total
0
Shares
Anterior
Ações de prevenção e promoção à saúde masculina são intensificadas em Gravataí com a campanha Novembro Azul
IMG 6439

Ações de prevenção e promoção à saúde masculina são intensificadas em Gravataí com a campanha Novembro Azul

Realizada todos os anos, a campanha Novembro Azul busca chamar a atenção e

Próximo
Câmara recebe alunos da Escola Dom Feliciano para entrega de sugestão de projeto de lei
IMG 6494

Câmara recebe alunos da Escola Dom Feliciano para entrega de sugestão de projeto de lei

Na tarde desta segunda-feira, 4, a Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí,

Leia também...