A Acadêmicos de Gravataí fez história ao conquistar o primeiro lugar no desfile das escolas de samba de Porto Alegre. O título inédito reflete o vigor de Gravataí em várias áreas, incluindo a Cultura. Nos últimos anos, a cidade tem registrado desenvolvimento econômico, com indicadores positivos de geração de empregos, atração de empresas e empreendimentos imobiliários e, também, investimentos na área cultural.
Para representar a cidade no desfile no Complexo Cultural do Porto Seco, a escola recebeu R$ 150 mil da prefeitura. Com muitas cores, exuberância e alegria, a agremiação levou à avenida o tema “A Trupe da Onça Negra apresenta: No palco da fantasia entra em cena a Commedia Dell’Arte”, que faz referência ao teatro. Participaram 1,8 mil componentes nas alas e em quatro carros alegóricos.
“Quero, mais uma vez, parabenizar à direção e a todos que se dedicaram incansavelmente nesta empreitada. É um título mais que merecido. Esse feito inédito reflete o compromisso de Gravataí em promover a cultura popular, valorizar seus artistas e cativar o público que aprecia a arte”, afirmou o prefeito Zaffalon, que também apoiou a escola na busca de patrocinadores na iniciativa privada.
Bom momento da Cultura na cidade
O prefeito destacou o bom momento da área cultural na cidade, com novos investimentos e projetos. No ano passado, entrou em operação a Casa de Cultura no prédio histórico onde funcionou a prefeitura por 130 anos. Em dezembro passado, a prefeitura entregou o Quiosque da Cultura revitalizado junto à praça Leonel Brizola, em frente ao Hospital Dom João Becker. E vem mais por aí. O tradicional imóvel conhecido como Casarão dos Bina está sendo restaurado para ser entregue à Cultura. A Rua Coberta e o Mercado Público, que estão em obras, terão espaços destinados à cultura.
Gravataí também se destaca por ter cinco oficinas de teatro gratuitas à população de acordo com a faixa etária. Coincidência ou não, o teatro foi o grande homenageado pela Acadêmicos de Gravataí no Carnaval. A escola contou com a participação e performance de integrantes do Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí (GET) no segundo carro alegórico.
“Todas essas ações e investimentos servem para reafirmar o compromisso da administração municipal com a cultura local. É por meio da cultura que um povo cria sua identidade e se reconhece no mundo”, afirmou Zaffalon.