As enchentes no Rio Grande do Sul após fortes chuvas comoveram um país inteiro. De norte a sul, os gaúchos e brasileiros se mobilizaram para fazer doações para apoiar as vítimas da tragédia. Contudo, pessoas mal intencionadas se aproveitam da situação para aplicar golpes com o PIX. Na noite de segunda-feira (6), uma voluntária do CTG Aldeia dos Anjos, em Gravataí, foi detida em flagrante por estelionato. Ela é suspeita de divulgar a conta pessoal até mesmo para os contribuintes que chegavam ao CTG para entregar donativos.
Ela publicava vídeos de dentro do local sob a alegação de falta de mantimentos, pedindo doações via Pix. Ao todo, a jovem conseguiu arrecadar R$ 18 mil. O vereador de Gravataí e também policial federal, Evandro Coruja, que está entre os voluntários, levou o assunto à Polícia Civil para averiguar a situação após desconfiar da ação da moça no Aldeia dos Anjos. Em depoimento aos policiais, a mulher alegou que repassava os valores a terceiros responsáveis por realizar as compras nas ruas.
Num primeiro momento foi dada a opção de fazer a transferência dos valores das doações para o CTG ou para a prefeitura. Porém, ela não apresentou as notas fiscais e não conseguiu comprovar os gastos do total arrecadado. Diante da negativa, ela seguiu detida na delegacia de Polícia Civil, aguardando audiência de custódia.
- Os golpes envolvendo PIX exploram a boa fé neste momento de calamidade pública. Essas tentativas são reveladas através de anúncios em redes sociais, sites e mais, que solicitam transferências bancárias para apoiar a população gaúcha durante essa tragédia. Essas quantias, no entanto, não são destinadas às doações ao RS.
- O blog condena todo tipo de conduta criminosa nesta tragédia que assola todo o Estado e o Brasil.