O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, será um dos prefeitos que irá se filiar ao PSD no próximo sábado em evento festivo para comemorar a migração do governador Eduardo Leite à nova sigla, efetivada em 9 de maio. Além de Zaffalon, há a expectativa para a filiação de dezenas de outros prefeitos.
Deputados só poderão migrar, sem risco de perder mandatos, na janela partidária do ano que vem. Já o período destinado a vereadores só ocorre em 2028.
O evento deve ter a presença do presidente nacional d PSD, Gilberto Kassab. Ainda foram convidados o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, que, assim como Leite, é tratado como um presidenciável pela legenda.
Zaffalon, comunicou à direção estadual do PSDB que irá deixar o partido. A decisão foi comunicada em carta endereçada à presidente estadual dos tucanos, Paula Mascarenhas.
No documento, o prefeito agradece seu ex-partido e destaca o papel tucano para a democracia brasileira. “Reitero o apreço pela acolhida de lideranças partidárias que corroboraram para o êxito do pleito no município de Gravataí, localidade onde a sigla prosperou de forma qualificada, tornando-se se não o maior, o mais integrado grupo político do Estado”, escreveu Zaffalon, que foi reeleito prefeito da cidade pelo PSDB. Em sua primeira gestão, havia sido eleito pelo MDB.
“O partido já nasce como uma terceira força no Estado, seguramente. Os que não podem ir, vão esperar a janela de março. Os vereadores também, aqui (de Gravataí) todos iriam. Se tivesse uma carta de liberação da Executiva nacional ou estadual, certamente iriam”, afirmou Zaffalon.




