Quatro escolas municipais de Gravataí participaram, na manhã desta terça-feira, da etapa Arena Geração do Programa Geração Consciente: O Cuidado Transforma. As EMEFs Albino Dias de Melo, Breno Garcia, Santa Rita de Cássia e Paulo Freire participaram desta ação educativa e de promoção em saúde voltada para adolescentes das escolas públicas do Rio Grande do Sul. O projeto, realizado no SESI de Cachoeirinha, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC/RS), o Programa RS Seguro, a UNESCO e o UNAIDS.
Sobre o programa
O Geração Consciente promove uma experiência interativa em formato de jogo entre escolas. Durante o ano letivo, as instituições participantes desenvolvem atividades culturais e educativas envolvendo professores e alunos. Na etapa Arena Geração, as escolas competem em equipes:
- EMEF Albino Dias de Melo: Equipe Verde
- EMEF Breno Garcia: Equipe Amarela
- EMEF Santa Rita de Cássia: Equipe Azul
- EMEF Paulo Freire: Equipe Vermelha
Em 2024, no terceiro ano do programa, o foco é atender escolas públicas estaduais e municipais dos 8° e 9° anos do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio. A seleção dos municípios participantes considera dados epidemiológicos relacionados à violência, gravidez na adolescência, HIV e outras ISTs. O principal objetivo é promover o diálogo e estimular a consciência crítica entre adolescentes, abordando temas como aprendizagem socioemocional, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e combate à violência.
A professora Elizabeth Ulrich, da EMEF Santa Rita de Cássia, destacou a importância do evento: “Participar do Arena Geração é sempre muito emocionante e inspirador. As atividades do evento são fundamentais para os alunos e suas vidas. Eles saem muito empolgados, comentando como adoraram participar e já falando sobre voltar no próximo ano. Para nós, professores, é gratificante, pois o Arenarepresenta o fechamento de um projeto desenvolvido com muita dedicação ao longo do ano. Acreditamos na construção de uma sociedade melhor, com adolescentes mais conscientes e proativos!”
“O Arena Geração foi um ótimo momento de culminância do trabalho realizado na escola durante o ano. Os alunos se divertiram muito e saímos com a sensação de missão cumprida”, comentou a professora Fernanda Moreira, da EMEF Breno Jardim Garcia.
Para Léa Mondo, coordenadora do Setor de Programas e Projetos Educacionais da SMED esta “é uma iniciativa muito importante, pois aborda, de forma leve e acessível, temas que envolvem tabus e preconceitos. Os alunos participam ativamente com perguntas, que são respondidas por profissionais especializados.”