A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Madalena vem desenvolvendo, nos últimos meses, o projeto Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer), promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A iniciativa busca integrar cultura e literatura ao currículo escolar, promovendo representatividade, respeito à diversidade e educação inclusiva em todas as etapas do ensino.
Na Santa Madalena, o projeto é conduzido pela professora Fárida Dias durante a “Hora do Conto”, envolvendo turmas da pré-escola ao 5° ano. Por meio de leituras, atividades lúdicas e discussões sobre temas étnico-raciais, as crianças são incentivadas a construir uma visão mais empática e igualitária do mundo. “Falar sobre temas étnico-raciais com as crianças é mais do que cumprir uma lei, é cuidar da forma como elas vão enxergar o mundo, o outro e a si mesmas”, destacou a professora.
Entre os livros trabalhados estão “Meu cabelo é de rainha”, que celebra a herança cultural afro-brasileira, e “Tem índio para todo lado”, que amplia o entendimento sobre os povos indígenas. A secretária Aurelise Braun ressalta que o projeto é base para uma sociedade mais humanizada, enquanto a assessora pedagógica Carine Lemos reforça que as práticas afirmativas e antirracistas contribuirão para formar uma geração consciente, orgulhosa de suas origens e preparada para combater a discriminação.




