Gravataí participou, na última semana, da Jornada de Formação para Gestores da Educação Bilíngue de Surdos, que reuniu gestores públicos, diretores escolares e turmas bilíngues de surdos. Realizado em Brasília nos dias 29 e 30 de outubro, o evento teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre a realidade dos profissionais, assim como discutir desafios, concepções e orientações voltadas ao apoio de gestores que atuam com esse público.
“O encontro permitiu compartilhar informações sobre ações e programas do Ministério da Educação que poderemos aderir, auxiliando na consolidação dessa modalidade escolar no nosso município e fortalecendo a educação inclusiva em Gravataí”, destacou a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, que participou do encontro com as gestoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bilíngue para Surdos de Gravataí, Luciana Aguiar Rodrigues e Evanise Luz.
Referência no atendimento a estudantes surdos do município e da região metropolitana, a Emef Bilíngue para Surdos de Gravataí foi fundada com o propósito de garantir acessibilidade linguística, respeito à cultura e ensino bilíngue (Libras e Língua Portuguesa). A escola está localizada na Rua Adib Teixeira Chedid, na parada 83.
“É bom estarmos aqui em Brasília para participar da discussão sobre as políticas públicas e aprender sobre os projetos e verbas destinados para os nossos alunos surdos”, complementou a diretora da instituição, Luciana Aguiar.




