Gravataí marcou presença na sexta edição do Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado no município de Itajaí, nos últimos dias 17 e 18. A titular da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, esteve presente representando nosso município e o estado do Rio Grande do Sul.
No primeiro dia de evento, Selma ministrou palestra com o tema “Gravataí: Inteligência de Dados gera soluções inovadoras”, apresentando os projetos e ações desenvolvidas na atual gestão do prefeito Luiz Zaffalon na área de inovação e tecnologia. Posteriormente, recebeu o prêmio de Gestão Inovadora, entregue para o gestor na manhã desta segunda-feira.
Selma avalia a participação no evento como muito importante para saber o que os municípios de todo o Brasil estão fazendo, além de apresentar Gravataí e o estado do Rio Grande do Sul para outros estados. “Temos de entrar em um processo colaborativo entre estados e municípios, pois assim iremos conseguir acelerar a digitalização realizada em nossos municípios”, ressalta.
Cidade tecnológica
Gravataí se coloca como referência por conta dos programas do município, desenvolvidos através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), como o Startup Gravataí, que em parceria com a Incubadora Unitec Gravataí/Programa + Startups, que se inicia com 10 startups incubadas, já realizou quatro ciclos de pré-aceleração em parceria com o Sebrae-RS/Sebraex. A previsão é de alcançar mais de 100 startups e novos negócios até o final de 2024.
Também com incentivo da Prefeitura existem: o Usina de Talentos, para formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho na área da tecnologia e inovação; e o Governo Digital, que na sua primeira fase implanta o Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (LIDAG), com foco principal no tratamento da ciência de dados, objetivando a geração de indicadores e métricas para subsidiar as ações do governo, bem como de novos negócios e empreendedores no município de Gravataí.
Para completar, nesta terça-feira, 22, será inaugurada a nova Casa das Startups, primeira incubadora do município, que começará a funcionar dentro do PradoTech com 10 empresas de tecnologia fomentadas pela prefeitura, além de diversas startups independentes. O projeto é uma parceria com gestão da Unitec, que incuba as empresas do Tecnosinos, o parque tecnológico da Unisinos. Além de oferecer mentoria aos empreendedores, a prefeitura cede as salas utilizadas na Casa das Startups como forma de incentivo ao desenvolvimento das novas empresas.
Para saber mais sobre os projetos do governo na área, acesse este link.