Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Agentes de saúde de Gravataí apresentam peça teatral para conscientizar estudantes sobre prevenção à dengue

IMG 4969

Agentes de combate às endemias (ACE) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizaram nesta sexta-feira, 11, uma peça teatral para alunos da escola municipal de ensino fundamental (Emef) Augusto Longoni, no bairro Águas Claras. Na apresentação, os profissionais de saúde levaram orientações e cuidados voltados à prevenção contra a dengue. 

Entre os ensinamentos, os estudantes aprenderam a importância de limpar os potes de água e comida dos animais ao menos uma vez por semana, usar repelente e não deixar o lixo no chão. Durante a exibição, um gaúcho desatento com o lixo no pátio recebe a visita de uma agente de combate às endemias. Mesmo com as orientações da profissional de saúde sobre os cuidados que devem ser feitos, ele não dá atenção e começa a sentir sintomas característicos da dengue.

Após a avaliação médica na unidade de saúde, o homem passa a seguir as dicas para evitar a indesejável presença do Aedes aegypti. “Sai, mosquito”, disseram, em uníssono, as crianças.

Cuidados com a dengue

A Vigilância em Saúde (Viemsa) reforça que cerca de 10 minutos de atenção por semana são suficientes para resolver a proliferação do transmissor da dengue, visto que apenas com esse tempo já é possível fazer a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar.

Diariamente, as equipes de saúde de Gravataí seguem realizando ações de prevenção e combate aos focos do mosquito da dengue, como o atendimento às denúncias e o monitoramento de pontos estratégicos. A SMS reforça que é fundamental a colaboração de cada indivíduo para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade e residência ao redor estejam resguardadas da doença.

Também há a inspeção quinzenal de locais como borracharias, cemitérios, ferros-velhos e floriculturas, a fim de eliminar possíveis focos de dengue, assim como a realização da Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e os bloqueios de transmissão viral (fumacês) nos casos suspeitos e confirmados de dengue. Para orientações sobre suspeita de dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7908 e (51) 3600 – 7909.

Na presença de sintomas, mesmo que leves, todas as 30 unidades de saúde de Gravataí são referência para o atendimento do indivíduo com sintomas de dengue.  

Como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue:

– Mantenha a caixa d’água bem fechada;
– Evite água parada, em qualquer época do ano;
– Preencha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana; 
– Mantenha piscinas limpas e com água tratada;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;
– Remova folhas e objetos das calhas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais uma vez por semana.

Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima):

– Dor de cabeça;
– Febre alta, acima de 38ºC;
– Dores musculares e nas articulações;
– Manchas vermelhas na pele;
– Dor atrás dos olhos;
– Náuseas e dores abdominais;
– Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.



Total
0
Shares
Anterior
Servidores de Gravataí participam de capacitação sobre contratações e sanções na administração pública
IMG 4968

Servidores de Gravataí participam de capacitação sobre contratações e sanções na administração pública

Em parceria com as secretarias municipais da Saúde (SMS), de Obras Públicas

Leia também...