Nesta quinta-feira (11), a administração municipal de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smmas), instalou quatro novos containers para o recolhimento de lixo eletrônico. A empresa EcoPoint será responsável pela triagem, desmontagem e separação adequada dos materiais. Além de equipamentos eletrônicos, os pontos também recebem o descarte de óleo vegetal usado.
O tema vai além da realidade local. Pesquisa realizada em 2021 aponta que o Brasil é o 5º país que mais produz lixo eletrônico no mundo e que três a cada cinco brasileiros acumulam esse tipo de resíduo em casa. A ampliação dos pontos de coleta busca incentivar o descarte correto e reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado.
Considera-se lixo eletrônico todo aparelho que chegou ao fim da vida útil, como celulares, computadores, televisores e eletrodomésticos. Esses materiais podem conter metais pesados e componentes químicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, mas também possuem partes recicláveis, fundamentais para fomentar a economia circular. Os novos pontos de coleta estão localizados no Mercado Silva II (Rua Curitiba, 315 – Vila Anair), Espaço Facilita (Shopping do Vale – Av. Gen. Flores da Cunha, 4001 – Vila Bom Princípio), Centro das Indústrias de Cachoeirinha (Av. das Indústrias, 750 – Distrito Industrial), Mercado Ragan (Av. Estados Unidos, 218 – Parque Mal. Rondon) e Associação Comercial de Cachoeirinha (Av. Mário Tavares Haussen, 245 – Vila City).





