O município de Cachoeirinha contabiliza mais de 24 mil pessoas fora de casa em decorrência do avanço das águas do Rio Gravataí e também do transbordo do arroio Sapucaia. Conforme levantamento realizado pelas equipes da defesa Civil do Município, 22.576 estão desalojados, acolhidos na residência de parentes ou amigos e outras 2.234 pessoas estão fora de casa e abrigadas em pontos abertos pela Prefeitura local. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Vanderlei Marcos, estima-se que 136 mil pessoas tenham sido afetadas pela enchente na cidade.
As águas estão avançando em áreas em que o rio já havia recuado anteriormente. Além do bairro Meu Rincão, que segue em situação de inundação em razão do transbordamento do arroio Sapucaia, outros 14 bairros já foram atingidos. A última medição, o Rio Gravataí marcava 5,89m. A Estrada do Nazário está completamente interrompida para o trânsito de veículos em razão do risco da ponte que dá acesso à cidade de esteio colapsar. Ao menos quatro bombas estão sendo implantadas na cidade para auxiliar no escoamento das áreas atingidas.
Já Gravataí ainda mantém 1.940 pessoas acolhidas em 31 abrigos, sendo que mais de 1,6 mil pessoas são provenientes de Canoas, Porto Alegre, Eldorado do Sul e outras cidades duramente afetadas pelas enchentes. Aqui o alerta foi emitido para os moradores dos bairros Vila Rica, Novo Mundo, Caça e Pesca, Mato Alto, Passo das Canos e Vale Ville.