Em Cachoeirinha, a escritora local Rosane Castro é idealizadora da proposta transformada em projeto de lei pelo vereador Gustavo Almansa (PL 11/2025), que institui o Dia da Contadora e do Contador de Histórias, a ser celebrado, anualmente, no dia 20 de março, que passará a integrar o calendário oficial de eventos do município. A proposta deverá entrar em votação na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha nos próximos dias.
A mesma proposição foi apresentada pela deputada estadual Sofia Cavedon na Assembléia Legislativa, a fim de que a data, alinhada ao Dia Internacional do Contador de Histórias, criado na Suécia em 1991, passe a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta data, o Poder Público, em parceria com entidades culturais, educacionais, bibliotecas, escolas, universidades e organizações da sociedade civil, poderá realizar e incentivar eventos, palestras, encontros e demais atividades voltadas à promoção e difusão da contação de histórias e à valorização das e dos contadores de histórias.
A tradição da contação de histórias é uma das mais antigas manifestações culturais da humanidade, tendo desempenhado papel fundamental na transmissão oral de conhecimento, valores e costumes antes mesmo da invenção da escrita. Atualmente, essa prática continua essencial não apenas como meio de preservação cultural, mas também como instrumento educacional que estimula o desenvolvimento afetivo, emocional e intelectual das crianças.