Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Circuito Histórico Cultural resgata a trajetória de Gravataí e celebra os 50 anos do Museu Agostinho Martha

IMG 8808

Atualmente conhecido como Museu Municipal Agostinho Martha, o prédio mais antigo da cidade de Gravataí, cuja data de fundação consta de 1826, é o ponto de partida para o Projeto da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC) junto do Professor de História, Carlos Albani. O Circuito Histórico Cultural de Gravataí busca mostrar aos moradores da cidade e demais cidadãos, a história do município, desde seus primórdios, indo dos primeiros habitantes indígenas e migrações de outros povos até a atualidade, onde podemos ver um processo de crescimento no número de moradores, casas, edifícios e intercâmbio cultural existente na cidade.

Comemorando 50 anos, o museu é o ponto de partida do circuito, que percorre toda região central da cidade, como o Forno, antiga fonte de água de moradores, a praça de cima com a Igreja matriz, o antigo casarão dos padres, atual Restaurante do Sonho, parceiro do evento. Além destes, a atual Casa de Cultura de Gravataí, o antigo Cinema no Prédio Schimitz, o Quiosque da Cultura e a Casa dos Açores. A Inclusão do novo Casarão dos Bina é um objetivo do Professor Carlos Albani para aos novos circuitos de 2025.

Reativado na Feira do Livro de Gravataí de 2024, o Circuito Histórico Cultural até este fim de ano já contemplou cerca de 500 pessoas, com eventos abertos ao público principalmente durante a Feira do Livro e o Dia Estadual do Patrimônio. Porém nestes primeiros meses da retomada do evento, o foco foi principalmente as Escolas Municipais, onde escolas como Cerro azul, Duque de Caxias, Suely Silveira   Soares e o Santa Madalena foram contempladas.

A promoção do acesso à cultura e história de Gravataí ajuda a nos mostrar a trajetória do município e comunidade gravataiense até os dias atuais, e como iremos seguir contando e criando novas histórias para a cidade.



Total
0
Shares
Anterior
Gravataí encerra ano com encontro dos grupos de saúde mental em meio à natureza
IMG 8807

Gravataí encerra ano com encontro dos grupos de saúde mental em meio à natureza

Nesta terça-feira, 17, uma ação de encerramento do ano reuniu partilhantes dos

Próximo
Revista Exame aponta Gravataí como segunda melhor cidade para se investir no RS
IMG 20241206 WA0042

Revista Exame aponta Gravataí como segunda melhor cidade para se investir no RS

Gravataí se destaca mais uma vez no ranking anual das Melhores Cidades para

Leia também...