As unidades de Cachoeirinha e de Gravataí dos supermercados da bandeira Nacional, comprados pelo Carrefour em 2022, estão entre as que encerrarão suas atividades agora em 2025.
O grupo francês tentou negociar 47 unidades do Nacional, sendo que 39 estão situadas no Rio Grande do Sul e empregam um total de 2.365 trabalhadores. O Carrefour havia tentado vender as unidades, mas nem todas encontraram compradores.
Entre as unidades que serão fechadas, consta a tradicional loja de Cachoeirinha, próxima da Prefeitura Municipal, que há mais de três décadas opera na Avenida Flores da Cunha. A unidade de Gravataí, localizada na Avenida dos Estados, perto da Parada 67, também vai fechar as portas, consolidando a previsão do mercado de que a marca Nacional será extinta. A tradicional loja da Rua Dr. Luiz Bastos do Prado no centro de Gravataí já havia sido adquirida pela Rede Asun, há dois anos.
Outras cidades também enfrentarão encerramentos, com ou sem venda das unidades, incluindo Tramandaí, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Pelotas, Guaíba, São Gabriel e Barra do Ribeiro, além de sete supermercados em Porto Alegre.
A estratégia do grupo mantém apenas as marcas Carrefour, Atacadão e Sam’s Club, priorizando grandes lojas. Pequenas unidades remanescentes serão convertidas para a bandeira Carrefour Bairro.
Paralelamente, a rede também está vendendo o hipermercado BIG da Avenida Sertório (em Porto Alegre), fechado há pouco mais de um ano.