O ex-secretário de Governança e Gestão de Cachoeirinha durante a administração do prefeito Miki Breier (2020-2024), Everton dos Santos Ávila, de 42 anos, foi executado a tiros na Avenida Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, bairro Jardim do Bosque, quando saia de um jogo de futebol na madrugada desta quinta-feira (13). Conforme informações da 2ª Delegacia de Polícia, Ávila conduzia o automóvel Renault Kwid com dois passageiros quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta.
Um dos criminosos, após ordenar que o veículo fosse esvaziado, disparou duas vezes contra a cabeça de Everton. A motivação do crime está sendo investigada pela Polícia Civil, porém, há indícios de execução pela forma em que ocorreu o assassinato, informou o delegado responsável pelo caso.
Everton concorreu a vereador na eleição de 2024 e obteve 217 votos, mas não foi eleito. Ele presidia o Solidariedade e, até dezembro ocupava função no gabinete do vereador de Porto Alegre e presidente estadual da legenda, Cláudio Janta.
Em 2021, por decisão da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça a pedido do Ministério Público, Ávila foi afastado da Secretaria, junto com Miki na Operação Proximidade, que investigava suposta corrupção em contratos de limpeza urbana. Em 2022, foi denunciado pelo MP pelo suposto envolvimento no caso, que até hoje ainda não tem ação penal instaurada pela Justiça.
Na manhã de hoje, o ex-prefeito auxiliava a família na liberação do corpo junto ao DML (Departamento Médico Legal). Breier lamentou a morte do seu ex-funcionário. “Triste demais com a partida do amigo, do irmão, do companheiro leal.
Vai em paz, nosso líder, Éverton”, disse numa postagem no Facebook, com uma foto antiga ao lado da vítima.