Gravataí voltou a receber uma grande quantidade de chuva nos últimos dias. Em 96h, choveu no município 199mm, 74,56% acima do esperado para todo o mês de abril, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). As regiões mais atingidas foram Morungava, Vila Rica e o bairro Caça e Pesca. A Prefeitura de Gravataí, desde o anúncio das chuvas, está com o Grupo de Emergência alerta e atuando nestas áreas.
As equipes da Defesa Civil e das secretarias de Serviços Urbanos, Mobilidade Urbana e Segurança Pública estão auxiliando a população atingida pelos alagamentos e trabalhando na liberação de vias. Segundo o coordenador da Defesa Civil Paulo Roberto, o município não tem desabrigados ou desalojados até o momento. O Rio Gravataí está com 3,26m e em elevação gradual, o nível normal é de 2,60m.
Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, desde junho de 2023 a Prefeitura está refazendo todo o sistema de drenagem do município, que se mostrou insuficiente para o novo momento climático que Gravataí vive.
“Neste ano contratamos um Plano Diretor de Drenagem Urbana, inédito no município, para resolver essas questões. É um investimento alto, mas que irá melhorar a qualidade de vida da população e todo o sistema de drenagem da cidade. Estamos trabalhando forte no planejamento dos projetos e nas obras que já estão sendo executadas”, afirmou.
Em caso de urgência ou emergência, o cidadão pode ligar para a Guarda Municipal 153, Corpo de Bombeiros 193 ou entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (51) 9.9677.5371.
Plano Diretor em prática
O Plano prevê a estruturação de um cadastro de rede de drenagem, delimitação das faixas de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e avaliação das inundações das sub-bacias dos arroios Barnabé, Demétrio, Brigadeira e do Rio Gravataí, entre outras medidas. O projeto é composto por um comitê que conta com a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema) e as empresas que executarão o plano, Concremat Engenharia e Rhama Analysis.
Buscando a prevenção de alagamentos e a modernização da rede drenagem, será necessário atuar em todas as regiões de Gravataí. O entorno do campo do Esporte Clube Bagé, a Cohab C, abaixo do Morro do Coco, a Avenida Gravataí e os bairros Neópolis e Rosa Maria são alguns exemplos.
Para a Vila Rica já há um projeto novo e adequado, buscando a melhoria da qualidade de vida da população. Na localidade será necessária a construção de um dique no canal do Arroio Barnabé e realocação de 40 residências que estão no leito das obras; precisamos construir também uma casa de bombas para a melhor drenagem. Além disso, a Prefeitura de Gravataí também já conta com projetos em andamentos e obras por iniciar para a construção de três bacias de amortecimento, desde a Morada do Vale até a Vila Rica.
As obras também contarão com melhorias no esgotamento sanitário, pois será necessário o isolamento de toda a rede e esgoto cloacal da Corsan, que atravessa o bairro.