Em Gravataí, a Secretaria da Educação (SMED), para marcar a data, promoveu ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cerro Azul, localizada na região da Morungava, representando as demais instituições da rede municipal de ensino.
Na quarta-feira, 9, a secretária da educação Aurelise Braun esteve na Escola e conversou com alunos e professores. Durante a passagem pelas salas, ouviu demandas da equipe diretiva e conversou com estudantes sobre atividades desenvolvidas. Luis Henrique Pires Garcia, aluno da 4ª série, contou sobre trabalho que realizou com seus colegas sobre o filme “Elementos”. Entusiasmado, ele explicou detalhes da história e dos personagens.
Aurelise ressalta que, além de visitar as escolas em momentos festivos, é importante lembrar e valorizar o trabalho realizado em toda a rede, bem como avaliar e atender às demandas. “A rede municipal é muito extensa, e sabemos que as necessidades são variadas, mas todas as solicitações são recebidas e analisadas. A SMED) está empenhada em ouvir a comunidade escolar e em promover educação de qualidade”, reforçou a secretária.
Conforme a diretora da EMEF Cerro Azul, Irene Maria Scherer Pacheco, a escola possui 227 alunos matriculados, de pré-escola até a 9ª série do ensino fundamental. A educadora destacou a importância do acompanhamento e do apoio da SMED às gestões das escolas. “A presença em nossa escola é de suma importância, pois indica valorização e nos motiva a continuar nosso trabalho pela educação”, concluiu Irene.
Atualmente, as escolas municipais contemplam cerca de 28 mil alunos matriculados, sendo uma das maiores redes de ensino do Rio Grande do Sul. Para atender essa demanda, o município de Gravataí mantém 64 escolas ensino fundamental e 12 de educação infantil, além de 24 escolas comunitárias de educação infantil.