Na data em que se comemora o Dia Nacional do Motociclista, 27 de julho, a Escola Pública de Trânsito de Gravataí (EPT) realizou uma ação especial nas ruas centrais da cidade com foco na conscientização dos condutores de motocicletas. Mais de 70 motoristas foram abordados na ação educativa.
Agentes de trânsito circularam pelas vagas de estacionamento para motos da região central e, por meio de abordagens informais, conversaram com os motociclistas sobre a importância do uso correto dos itens obrigatórios de segurança, como capacete e pneus. Outro ponto abordado foi a falta de manutenção preventiva das motocicletas, um fator de risco comum e muitas vezes negligenciado.
Conforme o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Flávio Ribeiro, esta ação buscou valorizar a vida e reforçar comportamentos seguros, destacando o papel fundamental do motociclista na construção de um trânsito mais responsável. ”O uso de equipamentos como capacete, luvas, joelheiras, bem como a manutenção em dia da motocicleta, são indispensáveis para termos maior segurança no trânsito”, afirmou Ribeiro.
Dia do Motociclista
A data nacionalmente comemorada faz referência a Marcus Bernardi, motociclista e mecânico da Honda, que morreu em 27 de julho de 1974. Instituída em 1984, a homenagem celebra todos os que, seja profissionalmente ou por hobby, pilotam motocicletas.




