Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Escolas de Gravataí recebem projeto com ações de conscientização ambiental e caminhão literário

WhatsApp Image 2025 06 10 at 10.16.40

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, de Gravataí, participaram do projeto que une educação, cultura e sustentabilidade, trabalhando a conscientização ambiental através de atividades com a chegada do caminhão literário. As crianças participaram de atividades lúdicas no veículo abastecido com um acervo de 1,2 mil livros e jogos interativos que despertam o olhar crítico para questões ambientais.

As ações aconteceram ao longo de toda a semana e o encerramento está programado para esta sexta-feira. Ao democratizar o acesso aos livros, a iniciativa fomenta hábitos de leitura e estimula a conscientização ambiental nas comunidades atendidas, promovendo um diálogo rico entre cultura e sustentabilidade.

Acessível e adaptado para pessoas com deficiência, o caminhão funciona como uma biblioteca móvel com livros que dialogam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo exemplares em braille e audiobooks, jogos educativos e uma estrutura completa para a criação de um ambiente de leitura ao ar livre.

A secretária de Educação de Gravataí, Aurelise Braun, pontua que trabalhar o tema do meio ambiente é fundamental para trazer para as crianças a conscientização do quanto se precisa cuidar para evitar novos eventos climáticos como o de um ano atrás.

“É essencial podermos proporcionar um momento lúdico de cultura e sustentabilidade para a conscientização ambiental dos estudantes da rede municipal. A ação vem ao encontro do nosso compromisso de melhorar os índices da educação básica, pois acreditamos que ampliando o tema das atividades estamos ampliando, também, o conhecimento e o preparo dos alunos para a vida”, disse o prefeito de Grava, Luiz Zaffalon.

A segunda escola a receber a atividade será a EMEF Augusto Longoni, de 9 a 13 do mesmo mês. O projeto é realizado pela Rede Educare com patrocínio da Novelis, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.



Total
0
Shares
Anterior
Supermercado de Gravataí vai operar no antigo Nacional de Cachoeirinha
WhatsApp Image 2025 06 10 at 10.43.17

Supermercado de Gravataí vai operar no antigo Nacional de Cachoeirinha

A Rede Super Curitibanos, de Gravataí, anunciou durante a semana que vai

Próximo
Rossetto propõe criação de Autoridade Metropolitana Climática no RS
IMG 3943

Rossetto propõe criação de Autoridade Metropolitana Climática no RS

O deputado estadual Miguel Rossetto (PT-RS) protocolou na Assembleia Legislativa

Leia também...