Vereador de Gravataí por três mandatos seguidos de 2013 a 2024, o advogado Alan Vieira se despediu da presidência do MDB para dar uma pausa na vida política. Sua decisão foi comunicada através de ofício ao presidente estadual do partido, o deputado Vilmar Zanchin.
“É com o coração cheio de agradecimento, que formalizei no dia 05/02/2025, o meu pedido de licença do cargo de Presidente do MDB de Gravataí, por tempo indeterminado. Tomei esta decisão, devido a compromissos assumidos na iniciativa privada que demandam minha total dedicação, com a certeza de que é o melhor para o partido neste momento”, disse Alan, em carta aberta aos seus colegas de partido, militantes, amigos e familiares.
O advogado começou muito cedo na carreira política. Aos 16 anos, se filiou ao MDB e assumiu o comando da Juventude Municipal do partido aos 19. Em 2005, já estagiava na Assembleia Legislativa. “Desde os 17 anos, esta sigla foi minha casa e, neste percurso de 20 anos, acumulei valiosas experiências em cada cargo que ocupei”, acrescentei.
Além de ser o mais jovem secretário municipal, ao assumir a pasta da Governança Comunitária em 2015, após o falecimento do ex-prefeito Acimar, ainda foi presidente da Câmara Municipal.
“Agradeço ao MDB pela confiança ao me oportunizar ser vereador por três mandatos e o presidente da câmara mais jovem em 2021. Em um outro momento triste e delicado, também me tornei presidente em homenagem à nossa madrinha, Sonia Oliveira, cujo legado continua a nos inspirar”, complementou.
Aos 37 anos, o ex-vereador deve focar em sua carreira profissional e empresarial.
“A todos os meus assessores, amigos e militantes: obrigado por cada momento compartilhado, cada vitória e cada desafio enfrentado juntos. Gravataí sempre será minha prioridade. Meu sonho de ser prefeito, deputado permanecem vivos em meu coração. Contudo, neste momento, preciso focar nas decisões da minha família e dos meus sócios”, finalizou.
Leia na íntegra o ofício enviado à presidência estadual do MDB :
“Oficio 01/2025
05 de Fevereiro de 2025
À
Executiva do MDB/RS
Att: Presidente Deputado Estadual Vilmar Zanchin
Assunto: Pedido de Licença do Cargo de Presidente
Prezados Senhores(as),
Venho, por meio deste ofício, comunicar formalmente o meu pedido de licença
do cargo de Presidente do MDB de Gravataí, por tempo indeterminado, devido
a impossibilidades causadas por compromissos da iniciativa privada que
demandam a minha total atenção e dedicação neste momento.
Entendo a importância do cargo e do trabalho desenvolvido por nossa sigla, e
tomo esta decisão com o objetivo de garantir que o partido continue a sua
caminhada com a liderança adequada e sem qualquer prejuízo às suas
atividades. Estou à disposição para colaborar no processo de transição e apoio
ao novo presidente ou à pessoa designada para assumir interinamente as
funções, caso assim seja necessário.
Agradeço a compreensão e apoio de todos, e me coloco à disposição para
quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Alan Vieira
Presidente do MDB de Gravataí”