Gravataí será oficialmente reconhecida como a 2ª Cidade Angels do Rio Grande do Sul, um título concedido em reconhecimento aos avanços na linha de cuidado e atendimento a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A cerimônia de certificação ocorrerá nesta sexta-feira, 14 de março, na Praça da Bíblia, no Centro, a partir das 9h30. A cidade agora integra um seleto grupo de 27 “Cidades Angels” ao redor do mundo, incluindo locais em Portugal, Espanha, Itália, Hungria e Polônia.
O reconhecimento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Gravataí e o Hospital Dom João Becker, que resultou em melhorias significativas na conscientização sobre os sinais e sintomas do AVC, além da qualificação no atendimento a vítimas dessa condição. O prefeito Luiz Zaffalon destacou que a cidade se tornou um polo de excelência no combate ao AVC, ressaltando os esforços contínuos para aprimorar os cuidados hospitalares à população.
A certificação “Cidade Angels” é concedida pela Angels Initiative, uma organização internacional apoiada pela World Stroke Organization (WSO) e pela Sociedade Ibero-Americana de Doenças Cerebrovasculares (SIECV). Com a inclusão de Gravataí, a cidade passa a ser parte de um sistema global que envolve mais de 8.900 hospitais e o tratamento de mais de quatro milhões de pacientes anualmente.