A Prefeitura de Gravataí iniciou a semana intensificando as medidas de prevenção e combate à dengue. Com dez casos confirmados da doença neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta segunda-feira, 10, ações nos bairros Vila Rica, Morada do Vale I, Morada do Vale II e Itacolomi. A técnica, denominada Pesquisa Vetorial Especial (PVE), consiste em visitar imóveis onde houve caso suspeito ou confirmado de dengue, além de residências próximas à região.
“É muito importante que as pessoas façam a sua parte, não deixando água parada, bem como seguindo as recomendações preventivas”, explicou a agente comunitária de saúde (ACS) Eliara Cristina dos Reis para moradores de casas visitadas no bairro Vila Rica. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito, causando maior disseminação da doença. “Neste momento, é imprescindível cuidados redobrados contra a dengue, em especial após episódios como as chuvas de verão, a exemplo da registrada no último domingo”, complementa.
Cerca de 10 minutos semanais de atenção são eficazes contra a doença, visto que com esse tempo já é possível que a população faça a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar. Diversas ações são promovidas diariamente pela prefeitura para evitar a proliferação de focos do Aedes aegypti.
O Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa) de Gravataí desenvolve atividades como o atendimento às denúncias, o monitoramento de pontos estratégicos – como ferros-velhos, cemitérios e borracharias -, as ações de educação junto à comunidade e a realização de bloqueios de transmissão vertical, conhecidos como fumacês, em locais com casos confirmados da doença. Em 2025, o município tem dez casos confirmados de dengue, dentre as 137 notificações. Ao menos 24 casos foram descartados e 103 estão em investigação.
Vacinação
A SMS mantém disponível a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. O imunizante segue sendo disponibilizado em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí, com esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
Orientações
Para mais orientações sobre a dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7908 e (51) 3600 – 7909. Também é essencial a colaboração de cada morador para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade esteja resguardada da doença, por meio de medidas como evitar água parada, guardar pneus em locais cobertos e remover folhas e objetos das calhas.
Como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue:
– Mantenha a caixa d’água bem fechada;
– Evite água parada, em qualquer época do ano;
– Preencha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana;
– Mantenha piscinas limpas e com água tratada;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;
– Remova folhas e objetos das calhas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais uma vez por semana.
Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima):
– Dor de cabeça;
– Febre alta, acima de 38ºC;
– Dores musculares e nas articulações;
– Manchas vermelhas na pele;
– Dor atrás dos olhos;
– Náuseas e dores abdominais;
– Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.