Pessoas a partir dos 6 meses de idade já podem se imunizar contra a gripe (influenza) em Gravataí. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza as doses em todas as 30 unidades de saúde municipais. O imunizante pode ser administrado simultaneamente a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
“É fundamental que as pessoas busquem as nossas unidades de saúde para que possam se vacinar e se proteger contra a gripe e suas complicações, principalmente da população mais suscetível ao vírus. A prevenção é o melhor caminho”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Apesar da flexibilidade para a população em geral, a SMS reforça a recomendação para que os grupos prioritários procurem os serviços de saúde para receber o imunizante, em especial crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais.
A vacina oferecida é trivalente, protegendo contra os vírus da Influenza A H1N1 e A H3N2 e da Influenza B. Em Gravataí, há 72.095 pessoas nos grupos prioritários – que têm cobertura prevista e incluem crianças, gestantes e indivíduos com 60 anos ou mais. Até o momento, 25.324 doses foram aplicadas, representando 25,38% de cobertura vacinal. A meta é imunizar ao menos 90% de cada um dos grupos.
Conforme a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), os dados epidemiológicos apontam os grupos prioritários como o de maior risco de agravamento ou até óbito. Neste ano, já foram registradas 37 mortes em decorrência da infecção pelo vírus influenza. Destas, ao menos 25 foram entre idosos e dois entre crianças abaixo dos 5 anos de idade. Entre os grupos prioritários, também está o das pessoas com comorbidades, ou seja, indivíduos com doenças crônicas ou condições clínicas que aumentam o risco de complicações e morte em caso de infecção pelo vírus.