Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí terá Centro de Atendimento em Saúde por meio de contrato assinado pelo governo do Estado com a APAE

IMG 2875

A Prefeitura de Gravataí, em parceria com o governo do Rio Grande do Sul, assinou hoje contrato com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para a implantação do Centro de Atendimento em Saúde – CAS especializado em atendimentos a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Com aporte de R$ 100 mil custeados mensalmente pelo governo estadual por meio do programa TEAcolhe, a iniciativa vai possibilitar cerca de 1.200 atendimentos a 150 novos usuários todos os meses na associação. 

“Esse é um importante avanço para pessoas com TEA e seus familiares. Um dia de muito alegria e celebração para toda a saúde de Gravataí e que certamente terá enorme impacto na qualidade de vida e no desenvolvimento das pessoas atendidas pelo programa”, destacou o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon. 

“Essa era uma demanda aguardada há muito tempo e que certamente vai qualificar o atendimento e o acesso a muitas pessoas com TEA e suas famílias”, complementou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. Os CAS /TEAcolhe são serviços regionais especializados, com acesso regulado via Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) para atendimento e avaliação de casos de autismo. 

Conforme a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o Executivo estadual está empenhado em auxiliar instituições voltadas ao atendimento de pessoas com autismo. “A APAE de Gravataí é referência no Rio Grande do Sul pela competência e pela equipe. Nada mais satisfatório do que estar em uma instituição onde o amor supera todas as diferenças. É mais um serviço que vai contribuir enormemente para garantir assistência em saúde”, disse, emocionada.

Segundo a presidente da APAE de Gravataí, Márcia Regina da Silva Nunes, a ampliação do serviço é fundamental para maior qualidade de vida aos atendidos. “Lutamos muito para chegarmos até aqui e hoje estamos concretizando os sonhos de muitas pessoas com autismo e de muitas mães. Nosso agradecimento ao apoio da Prefeitura de Gravataí e ao governo do Estado por essa importante conquista”, agradeceu. 

Atendimentos

Os atendimentos serão realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por médico pediatra, assistente social, fisioterapeuta, pedagogo, fonoaudiólogo, educador físico e nutricionista – todos profissionais com especialização para atendimentos em TEA. Também estiveram presentes ao ato de assinatura o prefeito de Glorinha, Leonardo Vargas, servidores da SMS e familiares atendidos pelo serviço. 

Caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos e restritos, o autismo ainda não tem uma causa conhecida. O diagnóstico ocorre pela observação do comportamento e pela avaliação clínica, realizadas por profissionais de saúde. 

Entre os principais sinais de TEA, estão dificuldade em interagir com outras pessoas, sensibilidade a sons e a outros estímulos sensoriais, apego incomum a determinado objeto e sofrimento ao lidar com alterações na rotina. Se houver suspeita de TEA, procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e encaminhamentos aos serviços especializados.

Avanços na saúde

Na oportunidade, a secretária Arita também realizou uma visita à sede da Prefeitura de Gravataí, junto ao prefeito Luiz Zaffalon, para conhecer avanços realizados pelo governo municipal na área da saúde. Nos últimos 4 anos, cerca de R$ 50 milhões foram investidos em novas estruturas para qualificar de forma estrutural os serviços de saúde em Gravataí, da Atenção Básica à Atenção Hospitalar.  “Investimos pesadamente em saúde, sempre com o objetivo voltado ao usuário que acessa nossos serviços”, apontou o gestor.



Total
0
Shares
Anterior
Presidente do Cosems/RS, secretário Régis Fonseca lança campanha para que governo destine 12% da receita para o SUS
4c4a8f63 3727 4f59 ba74 44b3381eb7cd

Presidente do Cosems/RS, secretário Régis Fonseca lança campanha para que governo destine 12% da receita para o SUS

O Cosems/RS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul)

Próximo
Gravataí libera vacinação contra a gripe para o público geral
IMG 2876

Gravataí libera vacinação contra a gripe para o público geral

Pessoas a partir dos 6 meses de idade já podem se imunizar contra a gripe

Leia também...