Com o objetivo de levar conscientização e acolhimento, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o apoio da Prefeitura de Gravataí, realizou um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Realizada na parte externa do novo Centro Administrativo, a ação levou cerca de 350 pessoas ao local, no qual também está sediada a nova Prefeitura, nesta sexta-feira, 14.
Durante todo o dia ensolarado, os presentes participaram de jogos de câmbio e aulas de dança e ginástica. Durante a solenidade de abertura, o prefeito Luiz Zaffalon ressaltou a importância das denúncias em casos de violência contra a pessoa idosa.
“Temos a obrigação como órgão público de fiscalizar e como cidadãos, denunciar toda e qualquer violência ou situação de maus tratos contra os idosos. Sabemos que infelizmente, isso ainda ocorre, mas nos empenhamos para que os números diminuam até cessar”.
Presidente da comissão de organização do evento, Zete Blehm salientou o privilégio que é a longevidade.
“Temos que agradecer a Deus pelo presente em ser pessoa idosa. Este evento é uma representação de respeito, dignidade e políticas públicas para as pessoas idosas”, enfatizou.
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, José Cláudio, a rede municipal serve como ponto de apoio para as denúncias contra qualquer tipo de maus tratos.
“Como cidadão, nós podemos denunciar e usar a rede municipal e todos os órgãos envolvidos a nosso favor e para combater esse tipo de comportamento”.
A solenidade contou com entrega de medalhas e troféus para os jogadores de câmbio e foi finalizada com um animado baile. No local, também estiveram presentes artesãos da economia solidária da cidade com venda de diversos produtos.
Silvio Luis da Silva, artesão de Gravataí, falou sobre a sua experiência no evento.
“Foi muito legal não só pelo objetivo com os idosos, mas porque estimula o comércio local. Trabalho expondo em eventos daqui desde o ano passado e sempre é uma ótima experiência, sempre muito organizado e todas as equipes envolvidas nas atividades são muito atenciosas”, finaliza.
Também estiveram no ato, a primeira-dama do município, Marlene Zaffalon, secretários municipais e os vereadores Bombeiro Batista e Fábio Ávila.