A preservação da memória cultural e dos patrimônios públicos tem ganhado aliados importantes em Gravataí: empresas locais que reconhecem seu papel social e contribuem diretamente com ações de valorização da história da cidade. Um exemplo recente é o trabalho realizado pela empresa Casa Nova LH, que tem atuado em serviços de construção e reforma no município.
Sob a condução da Secretaria Municipal de Cultura, a Casa Nova LH colaborou com a manutenção do Monumento Açoriano, localizado no Parcão da 79, além de realizar a recolocação do banner da fachada da sede do Clube Negro Seis de Maio, entidade que neste ano celebra 69 anos de fundação e relevância histórica para a comunidade negra de Gravataí.
Segundo o empresário Luan Alex Sou, responsável pela empresa, a relação com o município nasceu de forma afetiva, acompanhando sua esposa, que lecionava na rede municipal. “Gravataí nos acolheu. Hoje, 95% dos nossos serviços são realizados aqui. Essa é minha forma de retribuir, contribuindo para que os espaços públicos e culturais sejam preservados”, destaca.
A iniciativa demonstra como parcerias entre o poder público e o setor privado podem fortalecer políticas de valorização da cultura, principalmente em um momento em que a manutenção de equipamentos públicos enfrenta desafios orçamentários. “A sensibilidade de empresas como a Casa Nova LH ajuda a manter viva a história e os símbolos que representam a identidade de Gravataí”, afirma o secretário Patrick Silva.
Com ações como essa, Gravataí avança no cuidado com seus espaços simbólicos, ao mesmo tempo em que promove o sentimento de pertencimento e responsabilidade coletiva. É a cidade sendo cuidada por quem nela acredita e constrói, todos os dias.




