A Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias de Educação (Smed), Administração (Smat) e Fazenda (SMFPO), se reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG), na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, para falar sobre o piso salarial da categoria.
Durante o encontro, ficou decidido que o Poder Executivo irá garantir o pagamento do piso para os profissionais que recebem abaixo do valor. Além disso, em reuniões futuras, a Prefeitura, com a participação do SPMG, irá construir um pacote de benefícios para a categoria.
No encontro, os representantes do Governo Municipal mostraram o posicionamento do poder público, quanto a inviabilidade de cumprir as leis municipais n.º 4.168 e 4.169 de 2019. As leis estabelecem o mesmo percentual de reajuste do piso a todos os professores, inclusive os que estão nos níveis superiores do plano de carreira. Além disso, a norma municipal ainda prevê que o valor pago a cada nível deve ser 10% superior ao anterior, o que geraria um acréscimo de mais R$ 42,5 milhões anuais apenas entre os servidores ativos.
Estavam presentes, a secretária de Educação Aurelise Braun, os secretários da Fazenda Davi Severgnini, de Administração Gustavo Cavalheiro, o Diretor de DP/RH Gabriel Chagas e a procuradora-geral do município Janaína Balkey, a presidente do SPMG Vitalina Gonçalves e demais representantes do sindicato.