Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Prefeito de Porto Alegre visita Gravataí para discutir soluções para a saúde na Região Metropolitana

IMG 0709

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, recebeu nesta sexta-feira, 28, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que tem visitado municípios com o objetivo de discutir soluções conjuntas para desafogar o sistema de saúde da Região Metropolitana de Porto Alegre. Na oportunidade, o gestor gravataiense destacou os investimentos e os avanços promovidos pelo governo municipal nos últimos anos no sistema público de saúde.

“Saúde sempre é prioridade para o nosso governo. Prova disso são os pesados recursos que investimos nos últimos anos. Não desejamos que haja fechamento de serviços de saúde em Porto Alegre, o que impacta todos os municípios da Região Metroplitana”, destacou o prefeito Zaffalon. 

O vice-prefeito, Dr. Levi Melo, completou “Atualmente, Gravataí investe cerca de 23% do orçamento municipal em saúde, bem acima dos 15% previstos na Constituição Federal.”

Em 4 anos, a Prefeitura de Gravataí destacou-se com avanços importantes na área da saúde, a exemplo da inauguração de dez novas unidades de saúde, da duplicação de leitos de UTI e da primeira fase da Nova Emergência SUS no Hospital Dom João Becker (HDJB), com reflexos em todos os níveis de atenção à saúde. “Esses investimentos em áreas estruturais e assistenciais fizeram com que a saúde de Gravataí registrasse a melhor atenção básica entre os municípios do nosso porte”, lembrou o gestor.

O prefeito Melo reforçou que segue a mobilização junto a prefeitos para fortalecer o diálogo sobre a necessidade de reduzir a pressão na saúde pública da Capital e de municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. “Somente com diálogo e esforço coletivo podemos construir soluções eficazes que garantam melhor atendimento das nossas populações”, garantiu o gestor, que já passou por cidades como Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas e Alvorada.

Além disso, reiterou a necessidade de recursos para que não haja a interrupção de serviços essenciais em hospitais da Capital, com impacto em cirurgias e consultas especializadas. Conforme painel apresentado pelo secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, a Capital apresenta hoje um déficit de R$ 22 milhões mensais na saúde. Uma das demandas pleiteadas pelo Executivo portoalegrense diz respeito à revisão do Programa Assistir, do governo estadual.

“Ninguém quer cortar ou restringir serviços, por isso a importância de buscarmos soluções para que esse quadro não comprometa os atendimentos em saúde. Sabemos da necessidade de mais aportes do governo estadual e federal para os prontos atendimentos e emergências hospitalares em Porto Alegre, a fim de que não haja prejuízos na assistência em saúde”, comentou o secretário municipal da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca.



Total
0
Shares
Anterior
Mulheres são homenageadas em sessão solene na Câmara de Gravataí
WhatsApp Image 2025 03 28 at 15.41.36

Mulheres são homenageadas em sessão solene na Câmara de Gravataí

Na noite de quinta-feira, 27, com o plenário José Mariano Garcia Mota lotado, a

Próximo
SEINFRA realiza limpeza e manutenção em Área Verde Urbana no Bairro São Luís
IMG 0710

SEINFRA realiza limpeza e manutenção em Área Verde Urbana no Bairro São Luís

Visando sempre atender as demandas trazidas pela população às equipes de Limpeza

Leia também...