Na última quarta-feira (9), a Prefeitura de Gravataí se reuniu com representantes da Ajeumbó Cooperativa do Povo e do Conselho do Povo de Terreiro, órgão municipal que representa comunidades de matriz africana e afro-brasileira. A pauta do encontro foi a proposta de ações para impulsionar a agricultura sustentável no município, com foco na geração de emprego e no fortalecimento da agricultura familiar.
A Ajeumbó sugeriu parcerias com povos quilombolas, agricultores familiares e demais produtores, visando eliminar intermediários na comercialização de produtos agrícolas e, assim, abastecer diretamente os centros religiosos de culto afro em Gravataí.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smaa), Eduardo Muller, destacou a importância das iniciativas vindas da sociedade civil e reafirmou o compromisso da gestão em fomentar políticas públicas que melhorem as condições na zona rural.
Participaram do encontro o presidente da Ajeumbó, Pai Fernando de Xangô, o vice-presidente Pai Erton de Ogum, o secretário Pai Pedro Bara Agelu e a conselheira Malu de Iemanjá.




