Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realizou uma palestra aos estudantes de turmas de aprendizagem do Senac Gravataí, na quinta-feira, 21. Durante a ação, alusiva ao Dia da Árvore, conceitos e processos voltados à questão ambiental no serviço público foram apresentados aos jovens. Após a conversa, alguns alunos tiveram a oportunidade de levar para casa uma árvore nativa de Reposição Florestal Obrigatória (RFO).
O RFO é uma medida legal para mitigação, compensação ou reparação pelo corte de árvores nativas ou recuperação de áreas degradadas. Os palestrantes José Alberto, diretor técnico da Sema, e Eduardo Werpp, representante do setor de apoio ao licenciamento da Sema, esclareceram aos estudantes também a Lei Municipal nº 3565/2014 e os critérios de Reposição Ambiental.
Foi debatido na palestra a importância e o tratamento da gestão ambiental no setor público, com a apresentação do Plano Diretor e seus objetivos ambientais de impacto positivo. Além disso, foi apresentado aos alunos o site da Prefeitura e seu espaço de serviços ao cidadão, onde se encontram serviços voltados às árvores da cidade e ao meio ambiente.
“O que é meio ambiente? É muito mais do que árvores ou animais. De acordo com a legislação, meio ambiente são os sistemas naturais, as cidades, o cultural e todo esse conjunto precisa ser organizado”, explicou José Alberto.
“As árvores são bens naturais nossos, mas com o desenvolvimento rápido das cidades, trabalhamos para que o meio ambiente seja mais confortável para todos, para nós e para as árvores”, concluiu Eduardo Werpp.
Os estudantes também conheceram alguns dos projetos de arborização com mudas de RFO no município:
– Arborização Mais Segura RGE;
– Doações individuais pela Sema – 3.610 mudas doadas desde 2021;
– Educação ambiental – plantio com alunos das escolas municipais e doação para o loteamento Breno Garcia, que recebeu 2400 mudas;
– Projetos em feiras e eventos: troca de mudas por peças de agasalho, iniciativa em parceria com o Gabinete da Primeira-dama;
– Plantio de 2.000 árvores em área desmatada no Morro Itacolomi.