A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Smop), iniciou as ações de limpeza e desassoreamento de um dos afluentes do Arroio Demétrio, chamado popularmente de Arroio Oriçó, na tarde desta terça-feira, 30. A ação, apesar de fazer parte de uma série de trabalhos similares, foi solicitada devido às consequências da tempestade supercélula.
Desde o ano anterior, equipes da Smop percorrem os córregos da cidade realizando a limpeza e o serviço de remoção de areia e outros sedimentos chamados de desassoreamento. O objetivo principal dessas ações é evitar futuras inundações.
O serviço, iniciado hoje, será dividido em duas etapas, que iniciaram na Av. Lino Estácio dos Santos e seguirá até o Arroio Passo dos Ferreiros, totalizando 1.300 metros.
O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon ressalta que o serviço de desassoreamento ainda faz parte da reconstrução da cidade.
“Nossa cidade foi atingida por esse super El Niño e continuamos trabalhando para desassorear e normalizar a nossa querida Gravataí”, explica.
Para o vice-prefeito Dr Levi Melo, a demanda que foi solicitada na noite da segunda-feira, 29, e já está sendo atendida, será benéfica para toda a população.
“Já estamos aqui dando o retorno necessário, com as máquinas trabalhando e vamos seguir as ações para o benefício da comunidade”, afirma.
O diretor de drenagem da Smop Rogério Türk, explica que todos esses serviços iniciam somente após a liberação de todas as licenças ambientais.
“Toda a ação é iniciada após a liberação das licenças e vistoria do local, para que todas as normas sejam cumpridas e a natureza não seja impactada. Com as árvores nativas, por exemplo, é feito o trabalho de compensação quando alguma delas está caída ou obstruindo o local”, esclarece.
Morador do bairro Oriçó há 40 anos, Dilon Alvarenga conta que as chuvas do dia 16 de janeiro trouxeram consequências jamais vistas, mas o momento presente é de tranquilidade.
“O arroio que passa aqui nos fundos de casa nunca tinha enchido por conta desses serviços que a Prefeitura faz. Com aquela chuva toda e a queda das árvores, tivemos que solicitar rapidamente a limpeza, a desobstrução e a retirada de árvores, que já estão sendo feitas e nos deixam muito agradecidos e tranquilos”, finalizou.