Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Primeira edição de 2025 do Circuito Histórico-Cultural: Estudantes da EMEF Jardim Florido vivenciam a história de Gravataí

IMG 0530

Nesta terça-feira, 25, Gravataí foi palco da primeira edição de 2025 do Circuito Histórico-Cultural, evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura. A atividade contou com a participação de estudantes e professores do sétimo ano da EMEF Jardim Florido e marcou a estreia de uma versão ampliada do tradicional circuito, que neste ano conta com o apoio do Ônibus Social da SOGIL e a parceria contínua com o restaurante Sonho Gastronomia.

O Circuito Histórico-Cultural combina aprendizado e lazer, oferecendo aos participantes uma verdadeira imersão na história da cidade. Com a proposta de levar os alunos a percorrerem pontos turísticos e culturais de Gravataí, o evento se configura como uma aula de História ao ar livre.

O percurso teve início na praça em frente ao Museu Municipal Agostinho Martha, que atualmente passa por um processo de captação de recursos para sua restauração. O grupo seguiu em direção à Fonte do Forno e, em seguida, visitou a antiga Casa Canônica, hoje sede do restaurante Sonho Gastronomia. Neste espaço, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência sensorial ligada à gastronomia de origem luso-açoriana. A caminhada continuou pelas Praças Dom Feliciano e da Bíblia, e seguiu até a nova Casa de Cultura, localizada na antiga sede da Prefeitura Municipal. Lá, foi possível conferir a exposição “A costela torta de Adão”, em homenagem ao Mês da Mulher.

Além desses espaços, o grupo também visitou a Igreja da Matriz Nossa Senhora dos Anjos, um dos marcos históricos e culturais mais importantes de Gravataí, com sua imponente arquitetura e significado religioso. A visita proporcionou aos estudantes um contato direto com a tradição da cidade, enriquecendo ainda mais a jornada de aprendizado.

A visita prosseguiu pela Praça do Quiosque, onde os estudantes se imergiram na exposição “Revele-se”, também alusiva ao Mês das Mulheres, que estava em cartaz no Quiosque da Cultura. O circuito foi encerrado no Casarão dos Bina, onde, entre o arvoredo do Sítio do Sobrado e o interior do edifício, os alunos exploraram as exposições “Ruralidades” e “Retratos de Família”. A jornada de aprendizado culminou com uma roda de conversa no deck do Casarão, que foi restaurado e reinaugurado em 2024.

A mediação das atividades ficou a cargo dos historiadores da SMC, Carlos Albani e Andriele Domingues, com apoio da estagiária de Artes Visuais Bruna Ribeiro. A iniciativa, que une educação e cultura, foi muito bem recebida pelos alunos, que puderam vivenciar a história de Gravataí de uma maneira prática e envolvente.

Para escolas interessadas em participar do Circuito Histórico-Cultural ao longo de 2025, a SMC abrirá inscrições gratuitas no mês de abril. As instituições de ensino poderão preencher as datas disponíveis para as visitas. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: smc.museu@gravatai.rs.gov.br.



Total
0
Shares
Anterior
Torresmofest inicia nesta quinta-feira (27) no Gravataí Shopping
Screenshot

Torresmofest inicia nesta quinta-feira (27) no Gravataí Shopping

Festival com foco em pratos feitos a base de carne suína chega pela primeira vez

Próximo
Crime ambiental: Prefeitura alerta população sobre o descarte irregular de lixo
IMG 0531

Crime ambiental: Prefeitura alerta população sobre o descarte irregular de lixo

Dados da Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública e Resíduos

Leia também...