Nesta terça-feira, 11, ocorreu a reunião ordinária de junho do Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD), onde foi apresentado aos conselheiros o andamento dos trabalhos do Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais (PDDrU).
O encontro abordou os avanços do último período, que contam com o cronograma detalhado, sistema de coordenadas e de amarração, aerolevantamento e levantamentos topobatimétricos, para conhecimento e acompanhamento do conselho.
Foram apresentadas as principais etapas, que abrangem 10 produtos e suas previsões de conclusão. O produto 3 é o próximo a ser concluído conforme o cronograma, a fase se refere ao levantamento de informações básicas.
“O PDDrU é fundamental para o Novo Plano Diretor, pois impactará diretamente as decisões necessárias para sua conclusão”, destaca Bruno Camargo Palaver, presidente do CMPD e secretário de Desenvolvimento Urbano (Smdur).
A reunião trouxe, ainda, os impactos dos últimos eventos climáticos no PDDrU em Gravataí. Pautado nas questões climáticas vivenciadas pelo Rio Grande do Sul, o Plano prevê como o município deve se preparar e as medidas e ações que serão tomadas para que sejam evitadas novas enchentes. As etapas seguintes do projeto serão compostas pela simulação hidráulica e a elaboração dos programas de controle de cheias.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), Diego Moraes, o assunto está cada vez mais em pauta. “Desde o ano passado Gravataí tem tratado disso como prioridade de governo. O PDDrU, será o instrumento norteador das ações que iremos fazer de macro drenagem dentro do território municipal”, concluiu.