Considerado o mais eficaz para detecção do câncer de mama, o exame é oferecido na rede pública de saúde de Gravataí sem fila de espera.
Em conversa com o blog, o secretário da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca, destacou que a principal ação de prevenção é fazer com que as mulheres busquem as unidades de saúde para os exames de rastreio de câncer de mama.
A mamografia é um importante e essencial exame para o diagnóstico do câncer de mama. Se diagnosticada precocemente, a doença tem altas taxas de cura e de tratamento. O Secretário Municipal da Saúde reforça que a mamografia pode ser solicitada em todas as unidades de saúde de Gravataí.
“O agendamento e a realização do exame estão sem fila de espera para a especialidade atualmente. Em caso de necessidade, de algum sinal ou sintoma ou como forma de prevenção da doença, procure a unidade de saúde mais próxima para os devidos atendimentos e aconselhamentos”, acrescenta o responsável pela pasta da Saúde.
Conforme o Ministério da Saúde, a realização da mamografia quando não há sinais nem sintomas da doença é recomendada que seja feita a cada dois anos para mulheres entre 50 a 69 anos, como forma de identificar o tumor antes do surgimento de sintomas.
Saiba mais sobre a mamografia
- A mamografia pode detectar câncer em seus estágios iniciais, antes mesmo que um nódulo possa ser sentido com a palpação. Nesse estágio o tratamento pode ser mais bem sucedido.
- O melhor momento para agendar o exame de mamografia é uma semana após a menstruação, pois é quando as mamas tendem a estar menos sensíveis. Não é necessário qualquer preparo especial para a realização do exame. Porém, no dia da mamografia, não se deve usar desodorante, perfume, talco, pomadas nas axilas ou nas mamas, pois podem interferir com a imagem.
- Em casos de mulheres que apresentem fatores de risco, histórico familiar, ou que tenham algum sintoma ou nódulo, recomenda-se avaliação médica mais precoce, podendo a mamografia diagnóstica ser solicitada antes da idade recomendada para o rastreio, conforme avaliação do profissional, a partir dos 35 anos.
- É fundamental que as mulheres observem suas mamas quando se sentirem confortáveis para isso.
- Homens não têm as mamas desenvolvidas, porém, tal como as mulheres, possuem tecido mamário e podem desenvolver câncer nessa região. O câncer de mama em homens é uma doença rara: apenas 1% dos casos.