O empresário do ramo de transportes, Sérgio Tadeu Pereira foi confirmado pelo comunicador Chico Pereira como o homenageado de 2025, do Troféu Loureiro da Silva. A distinção é entregue anualmente a uma única personalidade, reconhecendo sua trajetória e contribuição para a sociedade.
Já foram agraciados com o Troféu Loureiro da Silva, Cristina Pastro Pereira e Luiz Zaffalon.
A solenidade de entrega ocorrerá no dia 22 de outubro, durante a reunião do CODES, na Dana, em Gravataí.
Sócio da SOGIL (Sociedade de ônibus Gigante Ltda), Sérgio é presidente da FETERGS (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio do Sul) desde 2021, e atualmente também preside o Conselho Regional do SEST SENAT do Rio Grande do Sul.
Sempre participando de forma ativa nas negociações sindicais no transporte, foi fundador e presidente por 10 anos da ATM (Associação das Empresas de transporte Metropolitano de Porto Alegre), além de integrar a diretoria do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Rio Grande do Sul.
PERFIL
Sérgio nasceu no dia 28 de novembro de 1947 em Gravataí, cidade onde começou a trabalhar aos 13 anos de idade no ramo de comércio como vendedor de loja de roupas e depois numa distribuidora de gás e de bebidas.
Mais tarde iniciou-se no ramo de transporte, buscando em São Paulo veículos para trabalhar. Neste ritmo, começou a atuar na SOGIL, sua primeira empresa de transporte de passageiros em Gravataí.
Pereira construiu uma carreira sólida no setor, tornando-se referência no ramo. É proprietário de diversas empresas de transportes no Rio Grande do Sul e no Brasil. Em 1985, ampliou seus negócios com a aquisição da VISATE (Empresa de Transportes Santa Teresa), de Caxias do Sul.
Em 2006, adquiriu a Auto Viação Navegantes, de Porto Alegre, e ainda a Coleurb de Transportes Urbano, de Passo Fundo, em 2024. Expandiu também a sua frota para Santa Catarina, onde opera no transporte municipal de Imbituba.
Sua dedicação na atividade do transporte de passageiros, que emprega mais de 3 mil trabalhadores, e a qualidade na execução dos serviços de sua frota composta por 800 ônibus, são reconhecidos por vários prêmios recebidos.
Entre tantos prêmio e menções honrosas, Sérgio Pereira recebeu a Medalha do Mérito Urbano, da NTU, em 2013. Em suas empresas, conquistou certificações ISO 9001 (gestão da qualidade) e ISO 14001 (gestão ambiental). Durante sua gestão, a SOGIL recebeu o Prêmio de responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de Medalhas de Bronze e de Ouro pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e o Prêmio Gaúcho Despoluir.
Morador de Gravataí, Pereira participa ativamente da vida social e econômica da cidade. Com seu espírito empreendedor, ele atua em outros segmentos, como posto de combustível, hotelaria, shopping center. Ele já foi vereador por duas vezes no município, jogador e presidente do Cerâmica Atlético Clube e também atuou como piloto de automóveis por alguns anos, mostrando sua versatilidade e dedicação em diferentes áreas.
Sérgio é casado com Daniela Bianca Braga Pereira, tem quatro filhos e seis netos.
Quem foi José Loureiro da Silva
Deputado e ex-prefeito, José Loureiro da Silva foi um dos políticos gaúchos mais destacados do Século XX. Visionário e comprometido com o crescimento social e econômico do Rio Grande do Sul, deixou um legado de modernização administrativa, obras de infraestrutura e incentivo à educação.
Prefeito de cinco municípios gaúchos ao longo da vida – governou Alegrete, Garibaldi, Taquara e Gravataí antes de assumir Porto Alegre – Loureiro é considerado o primeiro intendente da cidade. Ele foi responsável por importantes realizações como a implantação do sistema de energia elétrica, o calçamento de ruas e a construção da faixa que ligava a cidade a Capital. Idealizou a Avenida Dorival Cândido de Oliveira, principal via do munícipio, construida em 1934, que representa um marco para infraestrura urbana e simboliza um período de modernização viária no Estado.
Seu legado é lembrado até hoje, pois além de dar nome a uma das principais avenidas da cidade, a sede da nova Prefeitura (situada hoje no antigo prédio da Ulbra) foi batizada como Centro Administrativo José Loureiro da Silva.




