Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Cachoeirinha decreta situação de emergência pelo aumento de casos de síndrome respiratória aguda

6b797db4 8e60 43f8 8b99 0c0f5c5034a2

A Prefeitura de Cachoeirinha declarou situação de emergência em saúde pública no município, em virtude do aumento expressivo dos casos de atendimento a síndromes respiratórias e de internações Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida foi motivada com base na superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) Francisco de Medeiros e no Hospital Padre Jeremias, o que traz sérios riscos de colapso nas estruturas assistenciais da cidade. A medida tem vigência de 90 dias e pode ser prorrogada, visando a adoção de ações que possam garantir a manutenção e qualidade dos serviços à população.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Bianca Breier a taxa de ocupação na emergência da pediatria do hospital está em 250%, muito além da capacidade normal, e a emergência adulta, com 100% de ocupação. “A situação da UPA não é diferente. Todos os leitos de observação estão sendo usados para internação, pois não estamos conseguindo transferir os pacientes para o hospital, que é nossa retaguarda, devido a lotação. Estamos com 100% de ocupação na UPA, inclusive com macas espalhadas pelos corredores”, afirmou.

Segundo ela, os 10 leitos clínicos, os quatro de pediatria e dois de isolamento estão todos ocupados no momento. “Estávamos com um paciente que precisava de um leito de UTI e conseguimos encaminhá-lo para a cidade de Santa Cruz. Outro caso se tratava de um paciente bem grave com síndrome respiratória que foi transferido para o hospital de Campo Bom”, acrescentou.

A secretaria esclarece que com a assinatura do decreto há mais condições da administração adquirir insumos, doação e cessão de equipamentos, contratar serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial e efetuar pagamento de serviços extraordinários para reforço de equipes de saúde, desde que amplamente justificado e comprovado.

O decreto visa auxiliar para que o município possa tomar medidas de forma rápida para fortalecer o atendimento à população com síndrome respiratória aguda grave e será possível recorrer a auxílio de profissionais junto à Força Nacional, em caso de necessidade extrema. A pasta de Saúde chegou até a solicitar para o Exército a instalação de uma tenda para ampliar os espaços de atendimentos junto à UPA.

Há ainda um Plano de Inverno em curso, com unidades de saúde funcionando até mais tarde, nas UBS Jardim Bosque e ESF Canarinho, além da sala de vacinas no Espaço Saúde no Shopping do Vale, que funciona aos sábados. A partir deste final de semana, a secretaria disponibilizou um médico a mais nos plantões, durante o dia, sábado e domingo, durante todo o inverno.



Total
0
Shares
Anterior
Câmara de Gravataí prepara sessão solene pelos 25 anos da GM na cidade
IMG 3999

Câmara de Gravataí prepara sessão solene pelos 25 anos da GM na cidade

A Câmara Municipal de Gravataí vai realizar em breve uma sessão solene em

Próximo
Doação de áreas para construção de moradias aos atingidos pelas cheias em Cachoeirinha sob análise da Câmara dos Vereadores
IMG 4002

Doação de áreas para construção de moradias aos atingidos pelas cheias em Cachoeirinha sob análise da Câmara dos Vereadores

O projeto de lei, de autoria do Executivo, que prevê a desafetação e doação de

Leia também...