A Prefeitura de Cachoeirinha declarou situação de emergência em saúde pública no município, em virtude do aumento expressivo dos casos de atendimento a síndromes respiratórias e de internações Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida foi motivada com base na superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) Francisco de Medeiros e no Hospital Padre Jeremias, o que traz sérios riscos de colapso nas estruturas assistenciais da cidade. A medida tem vigência de 90 dias e pode ser prorrogada, visando a adoção de ações que possam garantir a manutenção e qualidade dos serviços à população.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Bianca Breier a taxa de ocupação na emergência da pediatria do hospital está em 250%, muito além da capacidade normal, e a emergência adulta, com 100% de ocupação. “A situação da UPA não é diferente. Todos os leitos de observação estão sendo usados para internação, pois não estamos conseguindo transferir os pacientes para o hospital, que é nossa retaguarda, devido a lotação. Estamos com 100% de ocupação na UPA, inclusive com macas espalhadas pelos corredores”, afirmou.
Segundo ela, os 10 leitos clínicos, os quatro de pediatria e dois de isolamento estão todos ocupados no momento. “Estávamos com um paciente que precisava de um leito de UTI e conseguimos encaminhá-lo para a cidade de Santa Cruz. Outro caso se tratava de um paciente bem grave com síndrome respiratória que foi transferido para o hospital de Campo Bom”, acrescentou.
A secretaria esclarece que com a assinatura do decreto há mais condições da administração adquirir insumos, doação e cessão de equipamentos, contratar serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial e efetuar pagamento de serviços extraordinários para reforço de equipes de saúde, desde que amplamente justificado e comprovado.
O decreto visa auxiliar para que o município possa tomar medidas de forma rápida para fortalecer o atendimento à população com síndrome respiratória aguda grave e será possível recorrer a auxílio de profissionais junto à Força Nacional, em caso de necessidade extrema. A pasta de Saúde chegou até a solicitar para o Exército a instalação de uma tenda para ampliar os espaços de atendimentos junto à UPA.
Há ainda um Plano de Inverno em curso, com unidades de saúde funcionando até mais tarde, nas UBS Jardim Bosque e ESF Canarinho, além da sala de vacinas no Espaço Saúde no Shopping do Vale, que funciona aos sábados. A partir deste final de semana, a secretaria disponibilizou um médico a mais nos plantões, durante o dia, sábado e domingo, durante todo o inverno.