A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) anuncia o Emancipa Família Gaúcha, projeto realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio de recursos do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Social e Produtiva (FEAISP – Desenvolvimento Social). A execução é da Central Única das Favelas (CUFA-RS). A iniciativa irá capacitar mais de 2 mil pessoas atingidas pelas enchentes de abril e maio de 2024. As inscrições vão até o dia 24 de abril e podem ser feitas aqui.
Com foco em 31 cidades, os cursos são práticos e voltados à profissionalização em áreas demandadas pelo mercado de trabalho. Além disso, os participantes terão acesso a conteúdos sobre empreendedorismo, inclusão produtiva e geração de renda. Ao final da capacitação, cada pessoa receberá um kit com materiais e ferramentas no valor de R$ 1.500, impulsionando sua nova jornada profissional e pessoal.
O Emancipa Família Gaúcha integra o Plano Rio Grande, que atua em três frentes no enfrentamento aos impactos das enchentes: ações emergenciais, reconstrução e construção do futuro do estado.
Os cursos foram pensados para oferecer qualificação prática e alinhada às demandas do mercado. É uma oportunidade de aprender, empreender e transformar a própria vida por meio do conhecimento.