Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município

IMG 3905

Com o frio intenso e termômetros registrando temperaturas abaixo dos 10ºC em todo o Rio Grande do Sul, a vacinação configura como uma das principais medidas de prevenção contra a gripe e resfriados, em especial para os grupos prioritários, como crianças, idosos e gestantes. Em Gravataí, além de disponibilizar as doses em todas as 30 unidades de saúde, a prefeitura tem intensificado as ações de imunização para ampliar a cobertura vacinal, implementando medidas como horário estendido em unidades de saúde durante a semana, busca ativa daqueles não vacinados, abertura de unidades aos sábados, vacinação em escolas e aplicação de doses em eventos realizados no município. 

“Foi-se o tempo em que a eficácia de vacinas era questionada. A prefeitura segue fazendo sua parte ao disponibilizar os imunizantes. Se todos fizerem a sua parte, a população de Gravataí estará protegida contra as doenças que podem ser prevenidas. Procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-se”, enfatiza o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon.

Os índices de cobertura vacinal na população de risco, no entanto, continuam abaixo do necessário. Em Gravataí, há 68.535 pessoas nos grupos prioritários – que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes. Até o momento, mais de 31 mil doses foram aplicadas, representando pouco mais de 45% de cobertura vacinal, conforme painel do Ministério da Saúde. A meta é imunizar ao menos 90% de cada um dos grupos. 

“Nossos profissionais de saúde seguem empenhados em imunizar a população. Temos uma rede ampla e com atendimento em horários alternativos, que facilitam o acesso para nossa população. Vacinar é um ato fundamental, não só para proteger o indivíduo, mas todo o coletivo”, complementa o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. 

A Influenza é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para outro indivíduo. Entre os principais sintomas estão: o aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Em caso de necessidade, é fundamental que o cidadão procure a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento. 

Confira ações realizadas pela prefeitura para elevar os índices de vacinação contra a gripe em Gravataí

– Vacinação contra a gripe disponibilizada em todas as 30 unidades de saúde
– Horários estendido de vacinação até as 21h30 em quatro unidades de saúde, sem fechar ao meio-dia (São Judas Tadeu, Morada do Vale, Parque dos Anjos e Sagrada Família) e até as 18h30 em outras sete unidades de saúde (Neópolis, São Vicente, Nova Conquista, Parque dos Eucaliptos, Princesa Isabel, Breno Garcia e Cohab C)
– Busca ativa de pessoas não vacinadas
– Vacinação à noite em escolas com Educação de Jovens e Adultos (EJA)
– Vacinação durante o dia em escolas municipais e estaduais
– Vacinação para acamados 
– Vacinação em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs)
– Vacinação em eventos como Rua Aberta / FeirAí / seminários e conferências / Gravataí Shopping / Feira da Empregabilidade e Capacitação / empresas privadas
– Vacinação aos sábados em unidades de saúde

Ações aos sábados de julho

Como forma de ampliar o acesso à população que não consegue acessar os serviços durante a semana, haverá ações de vacinação contra a gripe e atualização da caderneta de vacinação em oito unidades de saúde nos sábados de julho, com horário de funcionamento das 8h às 13h.

5/7 – USF Itatiaia e USF Itacolomi

12/7 – UBS São Geraldo e USF Princesa Isabel

19/7 – USF São Vicente e USF Breno Garcia

26/7 – USF Parque dos Eucaliptos e USF Parque dos Anjos



Total
0
Shares
Anterior
Tubulação extravasa, invade pátios e contamina plantações em Cachoeirinha
ef036ab0 6471 4b38 b2b9 e9b93d7d5e85

Tubulação extravasa, invade pátios e contamina plantações em Cachoeirinha

Devido às chuvas, a água suja inundou áreas inteiras na rua Figueira, na região

Próximo
Escola Santa Madalena recebe projeto de arte com exposição itinerante em Gravataí
IMG 4879

Escola Santa Madalena recebe projeto de arte com exposição itinerante em Gravataí

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Madalena recebeu no último

Leia também...